Brasil: o país dos vários carnavais

O carnaval do Brasil é uma das festas mais populares do mundo e a maior em território nacional. Cada estado possui tradições e costumes, que são passados de geração em geração que, com muita paixão, são executadas anualmente. 

Os primeiros indícios de carnaval chegaram ao Brasil no século XVII, com manifestações que aconteciam na Europa. Foliões de máscaras e fantasias saíam pelas ruas, dando início aos corsos, que eram cortejos de automóveis e celebrando a data com estilo. Também, foi dessa época que surgiram os personagens como o Rei Momo, Colombina, Pierrô, etc. 

A festa se tornou popular no século XX, quando as marchinhas invadiram os eventos e começaram a dar inícios nos blocos e escolas de samba. Atualmente, existem vários tipos de comemorações pelo país.

No nordeste, por exemplo, em cidades como Olinda e Recife, os foliões se fantasiam e saem às ruas ouvindo frevo. Eles assistem desfiles de bonecos de Olinda, conhecidos como Reisado ou Folia de Reis, e curtem danças de roda, maracatu, entre muitas outras manifestações.

Na Bahia, em Salvador, acontece um dos carnavais mais famosos e frequentados no mundo, temos os trios elétricos que ao som do axé, arrastam multidões em todo o território baiano.

Já no Rio de Janeiro e São Paulo, a tradição das escolas de samba se consolidou. Existem vários tipos de escola, que pertencem a grupos, como Grupo Especial e Grupo de Acesso, e anualmente, concorrem entre si com fantasias, categorias, carros alegóricos e muito mais. Nessas cidades do sudeste brasileiro, inclusive em Minas Gerais, existem vários blocos que invadem as ruas da cidade, com temas e muita música para animar os carnavalescos.  

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015