Dia da Amazônia

No dia de ontem, 5 de setembro, foi celebrado o Dia da Amazônia. O dia é comemorado em lembrança à data da criação da Província do Amazonas, atual Estado do Amazonas, em 5 de setembro de 1850, por D. Pedro II.

A data, como a maioria das datas relacionadas ao meio ambiente, tem função de nos lembrar do valor do maior bioma do Brasil e de toda a sua diversidade.

Confira algumas curiosidades sobre esse imenso complexo de vida e história:

  • Ele representa mais de 49% do território brasileiro 
  • Está presente nos países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa 
  • Está presente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país É o maior bioma terrestre do Brasil 
  • Possui vida humana há, ao menos, 11.200 anos 
  • É a maior floresta tropical do mundo

Mesmo com dados tão gigantes a respeito do seu valor, existem muitos dados que confirmam que a floresta está ameaçada. Por meio de desmatamento, garimpagem, contrabando de animais e plantas silvestres, caça e pesca ilegais e muitos outros problemas, que destroem o grande território.

Apesar de não depender apenas do nosso cuidado diário com o meio ambiente, é importante sabermos e praticarmos os cuidados gerais, tais como separar lixo, reutilizar materiais antes de dispensar e reduzir o consumo de bens materiais.

Celebre o Dia da Amazônia de forma correta, sendo consciente e levando pra mais pessoas a importância da valorização do nosso país.

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015