Formei, e agora?

Muitas pessoas já sabem o que querem fazer para o resto da vida desde muito jovens, outras já estão na fase final do ensino médio ou da graduação e ainda não descobriram do que gostam.

Por isso, conversamos com a Cláudia Araújo, coordenadora do Claretiano - Centro de Carreira, para aprender algumas dicas sobre como começar a se preparar para o futuro.

Em 2019, foi criado o Claretiano - Centro de Carreira, que proporciona aos alunos do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro, atividades extras como cursos, oficinas e palestras para dar mais segura aos alunos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, além de mais segurança aos empresários na hora da seleção de pessoas.

Qual é a melhor hora para começar o planejamento de carreira?

Independentemente da fase em que o estudante se encontra, seja no fim do ensino médio ou no início da graduação, há tempo para se organizar. Muitas vezes, um estudante precisa iniciar um curso para compreender melhor o que quer e vive um momento de transformação. Quanto antes a busca pelo planejamento se iniciar, antes será possível aperfeiçoar esse passo a passo.

Estou terminando o ensino médio, o que fazer?

Para iniciar o processo de escolha de profissão, é interessante que o estudante faça um teste vocacional, para que sejam mensuráveis as suas características psicológicas e um profissional possa ajudar na tomada de decisão. Pensando em carreira, é possível descobrir ou compreender o perfil profissional a partir de algumas atividades, como a Roda da Vida, uma ferramenta de avaliação pessoal usada por profissionais para entender o estado atual da vida e quais as estratégias que devem ser aplicadas para alcançar o objetivo principal.

Já escolhi minha área, me formei, como me colocar no mercado?

Fazer um bom currículo é essencial para arrumar o emprego desejado, seja qual for a sua área de formação. Entenda que esse documento precisa ser interessante e deve chamar a atenção do recrutador. Ele deve ser simples, mas meticulosamente preparado, afinal, será a primeira impressão que a empresa terá de você.

Ainda não sei do que gosto, por onde começar?

Conversar com parentes, profissionais de diversas áreas e pesquisar nas redes e sites são boas estratégias para buscar informações sobre tipos de formação. Outra forma e buscar informações é por meio de testes, como o DISC, teste muito conhecido e usado por profissionais de recursos humanos e gestão de pessoas. Esse método foi desenvolvido pelo Dr. William Moulton Marston e busca compreender como o ser humano lida com o ambiente em que está inserido, além dos motivos para determinadas ações e reações.

Se você tem dúvida sobre qual carreira seguir, acesse o site do Claretiano e conheça a variedade de graduações e pós-graduações possíveis, desde a área da educação, da saúde, até engenharia e direito.

Clique aqui e acesse matrizes curriculares, valores, modalidades, localidades, além de vídeos informativos sobre alguns dos cursos mais buscados pelo mercado de trabalho.

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015