Dia da Libertação da África

A África é um continente antigo e sua arte, cultura e costumes vieram para o Brasil entre os séculos XVI e XIX, quando africanos foram trazidos ao Brasil como escravos. 

Entre bons e maus momentos, a África escreveu sua história no mundo e hoje, tem um dia dedicado à sua valorização, com um evento anual promovido pelas Delegações Africanas Permanentes, perante a UNESCO. 

Dia 25 de maio é destinado à visibilidade da África, destacando sua diversidade cultural e artística para o resto do mundo. 

A data marca o dia em que chefes de estado africanos criaram a Organização de Unidade Africana (OUA), em 1963, com o objetivo de libertar o continente do colonialismo e apartheid, emancipando o povo africano. Em 1972, este dia foi escolhido com o Dia da África ou Dia da Libertação da África.

No Brasil, é o Programa Brasil-África que promove e reconhece a importância desta data e deste continente. De acordo com o site da UNESCO, em 2003 foi aprovada uma lei (Lei 10.639) e o ensino étnico-racial foi implementado nas escolas, mostrando o “desenvolvimento de uma nova cultura escolar e de uma nova prática pedagógica que reconheça as diferenças étnico-raciais resultantes da formação da sociedade brasileira”. 

Fontes: UNESCO, Que dia é hoje? e Programa Brasil-África.

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015