07 dicas para se dar bem na redação

A redação é um elemento decisivo nas provas de vestibular, ENEM e em alguns concursos públicos. Uma nota ruim nessa etapa pode comprometer - e muito - todo o empenho do candidato na hora das provas.

Uma boa redação não precisa ser complexa, ela só deve conter as regras básicas da Língua Portuguesa e ser bem redigida, de modo que seja concisa, prazerosa e de fácil compreensão para o leitor.

Escrever uma redação pode parecer complicado para algumas pessoas, mesmo porque é necessário se sair bem para obter uma boa pontuação. Separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de redigir o texto.

1)    Pratique a leitura
Ler enriquece o vocabulário e esse hábito também faz com que você tenha um leque grande de informações que contribuem com o seu texto.

2)    Treine em casa
Elaborar redações em casa é uma ótima prática pra aprimorar a escrita. Leia em voz alta para constatar possíveis erros e peça para que uma segunda pessoa também leia o texto para notar se há compreensão.

3)    Cuidado com erros de português e gírias
Muita atenção às gírias e erros ortográficos. Com certeza eles farão com que você perca pontos no resultado final.

4)    Escreva de forma legível
Quem corrige as redações infelizmente não está ao seu lado para perguntar uma palavrinha ou outra que esteja difícil de ler. Alguns textos acabam perdendo pontos nessa parte também. Escreva com letra de forma, se for preciso - a chance de sair legível é bem maior.

5)    Respeite o formato do texto
Para a maioria das redações o modelo a ser escrito é o dissertativo: você apresenta um problema sobre um determinado assunto e uma possível solução expondo sua opinião. Para redigir uma dissertação é necessário seguir essa linha de raciocínio: introdução, desenvolvimento e conclusão.

6)    Seja objetivo
Esteja atento ao tema principal e tente não fugir muito do assunto. Vá direto ao ponto e não enrole apenas para “encher linguiça”. Os corretores saberão se você está ou não por dentro do assunto.

7)    Evite palavras rebuscadas
Uma redação precisa ser eficiente. Palavras difíceis podem dificultar a escrita e a leitura. Procure usar sinônimos para evitar a repetição de palavras.

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (3):

24/jan muito boa:

gostei das recomendações de como melhor uma redação

04/mar jose roberto oliveira :

obgd pela dica.

27/fev Sheila:

Obrigada pelas ótimas dicas!

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015