5 dicas para quem vai ingressar na faculdade

A vida universitária é cheia de fascínios.

Você se prepara durante o ensino médio para alcançar seus objetivos na faculdade que deseja cursar, estuda muito, faz escolhas que nem sempre são as que você realmente gostaria de fazer e se esforça muito para estar sempre em dia com suas metas.

Por isso, separamos algumas dicas para que agora, na faculdade, você consiga se organizar nesse universo completamente diferente e novo.

1. Participe dos eventos

Toda faculdade possui eventos, desde congressos relacionados ao seu curso ou área de conhecimento, até atividades extras, como festivais e mostras. Participe! Toda experiência é válida, ainda mais as que contam horas em seu currículo e te proporcionam mais conhecimento sobre algo novo.

2. Faça atividades complementares

As atividades complementares são atividades extras que podem acrescentar nota e horas em seu currículo, colaborando para a sua formação acadêmica e profissional. Além dos eventos supracitados, é possível fazer cursos de extensão, de idiomas, trabalhos sociais, entre outros.

3. Atente-se às leituras e calendários

Na escola sempre tivemos contato com agenda e compromissos. No início elas eram organizadas por nossos pais e, no ensino médio, já começamos a ter nossos próprios modos de se organizar. Ao entrar na faculdade, você terá contato com ainda mais organização, datas rígidas e muita leitura. É preciso estar por dentro da matéria estudada e mais um pouco, para ampliar seu conhecimento e desenvolvimento no mundo acadêmico, por isso, tenha controle de suas leituras, faça fichamentos dos livros, filmes e materiais usados e sempre esteja atento às datas.

4. Use a internet de forma adequada

A internet tem muita utilidade em nossas vidas, para coisas boas ou não e na faculdade isso não é diferente. Tenha cuidado e sempre busque fontes confiáveis ao realizar pesquisas e buscar referências, pois muitos conteúdos da internet, além de serem falsos, podem prejudicar suas notas. Os professores também possuem acesso à internet e sabem quando um trabalho é ou não baseado em fontes confiáveis ou não. Use-a como aliada!

5. Não tenha receio de pedir ajuda

A faculdade é um novo universo para quem acabou de sair do ensino médio. Os métodos são diferentes, as atividades, os volumes de leitura e tarefas e muito mais, por isso, quando tiver dúvidas sobre o que fazer e como fazer, não tenha medo de perguntar ao professor, colegas veteranos, e qualquer pessoa que possa te ajudar.

Extra! Encontre seu método perfeito

Algumas pessoas precisam ler para reter informações, outras precisam escrever, mas todos possuem um método que é mais efetivo na hora de estudar. Encontre o seu método perfeito, respeitando as diretrizes acadêmicas e tudo será mais fácil.

E claro, não esqueça, esse é um dos maiores momentos da sua vida. Muitas pessoas novas entrarão em seu caminho, professores que se tornarão mestres e guias, colegas de classe, colaboradores da instituição, eventos divertidos ou mais sérios e responsáveis, e muita, muita experiência e novidade.

Aproveite cada segundo da melhor forma possível!

26/fev Edes Oliveira:

De grande valia e animadoras. Sucesso a todos!

25/fev Marly:

Boa noite! Adorei as dicas. Vai ser a minha primeira graduação, experiência e desafio estudar a distância. Graças a Deus encontrei uma faculdade com o curso de Artes Visuais que eu tanto procurava e disponível. Conto com o apoio de todos e o que eu puder ajudar, estou a disposição. Um abraço.