Dia Internacional dos Povos Indígenas

Os povos indígenas são celebrados no dia 9 de agosto e a data foi escolhida pela UNESCO, a Ciência e a Cultura, para conscientizar sobre a importância dessa nação tão importante para a construção da sociedade que temos atualmente.

Tendo em vista a sua necessidade da sua preservação cultural, de direitos e de identidade, o Dia Internacional dos Povos Indígenas presta homenagem a toda a gente que faz parte dessa criação.

O Claretiano - Rede de Educação entende esta data como momento de extrema importância e não é de hoje.

Desde 2004, a instituição desenvolve o projeto Claretiano - Solidário, que realiza ações solidárias nas áreas de Pastoral, Educação, Saúde, Administração e Estética no Mato Grosso, Rondônia e Roraima.

Uma vez ao ano, uma equipe multidisciplinar se dirige para os estados e desenvolve diversas atividades, como capacitação de professores e agentes educacionais e de saúde, orientações para alunos, nas escolas estaduais e municipais, mutirões de saúde, com análises de diabetes, pressão arterial, IMC, orientações nutricionais e posturais, higiene e cuidado com as crianças. Além disso, são realizados cursos a fim de capacitar as pessoas para alguma atividade profissional.

Também existe o vestibular do Claretiano de Boa Vista, específico para a população indígena. Os participantes desse tipo de graduação se comprometem a concluir o curso superior e aplicar todos os conhecimentos adquiridos em benefícios aos seus povos.

O Claretiano de Boa Vista oferece graduação para a população indígena desde 2015, atendendo à solicitação das comunidades de Roraima, estado que concentra mais de 400 comunidades indígenas.

Além disso, há o ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica, direcionado aos povos indígenas. Desde 2016 o evento reúne professores, tutores, colaboradores e alunos indígenas para palestras, oficinas e muito networking a respeito de diversos temas.

Feliz Dia Internacional dos Povos Indígenas!