Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Patrimônio histórico é um bem móvel, imóvel ou natural, que possui valor inestimável para um país, sociedade ou região. Ele pode ser natural, estético, relacionado ao ecossistema, ou até artístico, documental, religioso, etc. 

Hoje é Dia Nacional do Patrimônio Histórico e, como as muitas datas comemorativas, existe para nos lembrar da importância da história, do conhecimento e do valor de nosso país. Ações de proteção a esse tipo de patrimônio tiveram início apenas no século XIX, tendo destaque no período pós-guerra, principalmente, pela necessidade de restauração dos monumentos destruídos.

A data nacional é celebrada em lembrança ao dia de nascimento do historiador e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade, em 17 de agosto de 1898. Ele foi responsável pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, antigo SPHAN (atual IPHAN), durante o governo de Getúlio Vargas, durante 30 anos. 

O SPHAN se tornou IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e sua missão é promover e coordenar processos de preservação dos bens culturais do Brasil, fortalecendo sua identidade e memória e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do país. Em 1987, também foi criado o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que prestigia ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro. 

Preservar bens culturais, artísticos, documentais e de qualquer natureza em território brasileiro é dever do cidadão, previsto pela Lei nº 378, de 1937. Fazer a nossa parte é dever e direito, para guardar história e legado para os próximos que virão. Preserve sua memória, preserve sua identidade!

Saiba mais sobre o IPHAN: http://portal.iphan.gov.br

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015