10 dicas para conservar seus livros

Hoje conversamos com a bibliotecária responsável pela biblioteca do Claretiano – Faculdade de Rio Claro, Gabriela Leandro Fontana, graduada em Biblioteconomia, que nos deu algumas dicas de conservação de livro.

Para manter os livros sempre em ótimo estado de conservação, com as páginas e capas livres de amassados e manchas o ideal seria seguir essas dez dicas, pois o papel é um material frágil e fácil de se degradar com a ação dos mais variados fatores (umidade, calor, fungos, traças, etc.).

1. O livro deve ser constantemente manuseado, pois o ato de virar as páginas oxigena o material e  evita a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.

2. Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos. Isto impede a respiração adequada do papel. Faça uma vistoria e limpeza anual, retire todos os livros e limpe-os com um paninho seco.

3. Deixe sempre um espaço entre estante e parede, pois a parede transmite umidade aos livros. E a umidade traz fungos. Os armários e estantes devem ser arejados.

4. Tenha sempre em mãos um marca-páginas! Não dobre os cantos das páginas para marcá-las e nem use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.

5. Não guarde livros inclinados. Aparadores ou bibliocantos podem mantê-los reto e na vertical, essa é a posição considerada ideal para um livro.

6. Deixe os livros com folga na prateleira. Sendo fáceis de serem retirados, eles duram mais. Além do que, livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.

7. Não puxe o livro pela parte superior da lombada. Ao tirar um livro da prateleira dessa forma você pode danificar a encadernação. O ideal é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.

8. Se você gosta de sempre carregar um livro na bolsa ou na mochila, tente guardá-lo numa bag porta-livro ou num protetor de livros. Isso pode evitar que livro seja danificado por outros objetos que estão dentro da bolsa tais como canetas, “lacinhos” e até maquiagem.

9. Cuidado ao emprestar seus livros! Certifique-se de que a pessoa tomará os mesmos cuidados que você.

10. Por fim, evite guardar seus livros em caixas, no chão, ou dentro de guarda-roupas. Tente improvisar utilizando caixotes, prateleiras suspensas, ou um armário antigo. Lembre-se que a ideia é conservar seus maiores bens, seus livros!

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015