Dia da Caridade

O Dia da Caridade foi instaurado pela Lei 5.063 de 1966, "com a finalidade de difundir e incentivar a prática da solidariedade e do bom entendimento entre os homens". Com a data, também surgiu a responsabilidade do Ministério da Saúde e Educação e Cultura, desenvolverem atividades para instituições e populações que necessitem de atenção.

A palavra caridade significa auxiliar quem está em situação desfavorável, expressando bondade e amor ao próximo. Quando somos caridosos com outras pessoas, não por pena, mas por solidariedade, é possível sentir o grande significado de ser humano.

No Claretiano, existem projetos que levam solidariedade para quem precisa, dentro e fora do Brasil, buscando auxiliar populações. Conheça os nossos projetos:

Missão Moçambique - Claretiano Solidário na África

Missão Moçambique teve início em 2008 e leva evangelização, educação e saúde para famílias de algumas cidades do país africano. A administração do Projeto Claretiano Solidário em Moçambique é feita no Brasil por uma equipe do Claretiano - Rede de Educação e, em Moçambique, pelos Missionários Claretianos, pelas Missionárias Claretianas e colaboradores locais.

Centro Social e Esportivo Claretiano - Projeto Terra Nova

O Projeto Terra Nova, inaugurado em 2012, é um projeto social que atende os bairros Jardim Novo I e II “Terra Nova”, em Rio Claro/SP. O serviço atende 250 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos de idade, que são identificados por meio do CRAS Terra Nova - Centro de Referência de Assistência Social.

As atividades acontecem de segunda a sexta-feira e não substituem o modelo escolar. Os participantes desenvolvem atividades livres, realizadas por educadores sociais, respeitando as determinadas faixas etárias. Por meio de um planejamento para os diversos grupos atendidos, as atividades oferecidas podem ser: lúdicas, esportivas, socioeducativas e culturais, de valores humanos e cuidados com o meio ambiente, promovendo sempre o diálogo, a integração, a cooperação e a convivência.

Claretiano Solidário

Claretiano Solidário é um projeto de atividades missionárias que desde 2004 acontece no Mato Grosso, Roraima e Rondônia, por meio de ações nas áreas de Pastoral, Educação, Saúde, Administração e Estética, com a participação de Missionários Claretianos, Coordenadores, Professores, Colaboradores e, principalmente, alunos do Claretiano - Rede de Educação.

Caridade é sinônimo de humanidade.

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (1):

19/jul CLAUDIO JOSE AVILA ROCHA:

Parabéns por todas as iniciativas. Gostaria de fazer arte destes trabalhos voluntários e, quem sabe, estende-los à minha cidade / região.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015