Novo Emprego: Tensões Iniciais

Pode ser o primeiro emprego da sua vida ou apenas mais uma experiência profissional, não importa. O primeiro dia em um novo emprego é sempre tenso. A vontade de causar boa impressão, de demonstrar conhecimento, de provar para o chefe que ele fez a coisa certa ao te escolher para a vaga, tudo pesa no primeiro dia e em alguns dias que se seguem. Mas os primeiros dias no novo trabalho não precisam ser assim tão tensos, principalmente se você seguir algumas regrinhas básicas.

Seja pontual: O horário de trabalho tem que ser respeitado e cumprido à risca sempre. Não é porque você está começando que tem desculpa para se atrasar. Para evitar imprevistos estude o trajeto e o tempo que gasta para chegar até a empresa e organize - se.

Tenha bom senso ao se vestir: O vestuário no ambiente de trabalho é um assunto, às vezes, polêmico. Por isso, no primeiro dia, e em todos os outros, evite decotes, transparência, modelos curtos ou justos. Caso a empresa forneça uniformes, não tente “personalizar” as peças cortando – as ou adicionando detalhes. Caso opte por se maquiar, arrumar os cabelos e usar perfumes, lembre-se sempre: “menos é mais” nesses casos.

Nada de redes sociais: Se a restrição do uso de Redes Sociais fizer parte da política da empresa, respeite essa regra. Nada de ficar batendo papo em aplicativos ou entrando em redes sociais no trabalho. Lembre-se que este não é lugar e nem o momento para isso. Preocupe-se em realizar e demonstrar interesse pelo seu trabalho e não deixe passar a impressão de que sua vida pessoal é mais importante. Falando em vida pessoal, é importante destacar que esse é um dos principais desafios enfrentados nas organizações: separar a vida pessoal da vida profissional. Por isso é importante buscar se relacionar e conhecer seus novos colegas de trabalho criando vínculos profissionais, sem a exposição excessiva de sua vida pessoal. Dentro da empresa, o importante é construir um ambiente positivo, onde todos possam se relacionar verdadeiramente, visando sempre o bem comum. Ficando longe dos comportamentos mau quistos, o resto pode ser levado com mais leveza. Basta que você esteja disponível para aprender e executar com qualidade sua nova função. Com certeza, a pessoa que o contratou terá sensibilidade em perceber sua boa vontade e seu profissionalismo, basta que você:

Preste atenção às instruções: Todas as informações sobre suas novas funções, seus colegas de trabalho e de procedimentos são importantes. Ouça atentamente as recomendações e, caso necessário, anote.

Pergunte quando não souber: Você não precisa fingir que sabe tudo. Na dúvida, sempre é melhor perguntar. Isso demonstrará que é cauteloso e que tem humildade em aprender com quem sabe mais.

Mostre-se disponível: Não basta apenas cumprir seu horário. Enquanto estiver na empresa, mostre-se disponível. Ajude um colega, pesquise algo novo, demonstre entusiasmo.

Vale lembrar que ninguém é perfeito, nem mesmo no trabalho. Então não se cobre além do necessário, nem tente dar conta sozinho do que não consegue, assim os primeiros dias não serão tão tensos.

 

 

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015