Dia Internacional dos Museus

Em 18 de maio de 1977, o Conselho Internacional de Museus - ICOM criou o Dia Internacional dos Museus. Não é apenas um dia para se lembrar da necessidade e valor dos museus para o desenvolvimento da cultura e humanidade, a data é comemorada por inúmeros museus que participam desta celebração, promovendo a aproximação dos profissionais com o público, possibilitando a divulgação de seus papéis para a sociedade.

Existem milhares de museus espalhados pelo mundo e, no Brasil, desde 2006, dispõe de um sistema de cadastro que já mapeou mais de 3.200 instituições museológicas pelo país. Por isso, selecionamos 5 museus brasileiros que valem a pena ser visitados, confira:

Pinacoteca

São Paulo - SP

Com ênfase em artes brasileiras do século XIX até os dias atuais, a Pinacoteca foi fundada em 1905 e é o museu mais antigo de nossa lista. Recebe cerca de 500 mil visitantes por ano, apresentando 30 exposições e em 2006 passou a ser administrado pela APAC - Associação Pinacoteca Arte e Cultura.

Museu Oscar Niemeyer

Curitiba - PR

Um projeto de Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 1978 com o nome de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco, na cidade de Curitiba, Paraná. Só em 2002 o museu foi transformado no MON, com 12 salas expositivas e que marca carca de 300 mil visitantes por ano.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS

Porto Alegre - RS

Foi inaugurado em 1998  e é um dos maiores museus interativos de ciências naturais da América Latina, tratando sobre o homem, o universo e o ambiente. Pretende preservar e difundir conhecimento através de suas exposições, condizente com o slogan: Ciência, Interatividade e Conhecimento.

Museu Cais do Sertão

Recife - PE 

Cineastas, escritores, artesãos, artistas plásticos e visuais e músicos de todo o país exploram todos os detalhes da vida nordestina, mostrando a profundidade dela em suas criações. O museu é recente e com apenas 3 anos de idade mostra sensibilidade e tecnologia nas apresentações disponibilizadas.

Museu de Arte Moderna

Rio de Janeiro - RJ

Ativo desde 1948, dando espaço para as artes pós-guerra de artistas europeus, como Picasso e Kandinsky e atualizada pelos anos. Sua missão é difundir arte, preservar obras, estimular reflexão, disponibilizar conteúdo à pesquisadores de arte moderna e contemporânea.

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015