Dia Mundial da Solidariedade Cristã

O Claretiano possui várias atividades sociais pelo Brasil, em suas unidades e polos de educação a distância, e hoje, no Dia Mundial da Solidariedade Cristã, apresentaremos os dois maiores projetos promovidos pelo Claretiano.

Claretiano Solidário - Construindo Um Mundo Melhor Com Educação

O Projeto Claretiano Solidário iniciou sua trajetória no Estado do Mato Grosso, em 2004, com o intuito de apoiar os Missionários Claretianos que desenvolviam atividades missionárias no local. Tendo como premissa que a Educação é a melhor forma de construir um mundo melhor, o Claretiano Solidário volta suas ações solidárias para as áreas de Pastoral, Educação, Saúde, Administração e Estética, com a participação de Missionários Claretianos, Coordenadores, Professores, Colaboradores e, principalmente, alunos do Claretiano - Rede de Educação, atendendo as localidades de Mato Grosso, Rondônia e Roraima.

Uma vez por ano uma equipe multidisciplinar se dirige para esses estados na Semana Santa, em julho e em outubro para desenvolver diversos tipos de atividades: capacitação de professores e agentes educacionais e de saúde, orientações para alunos, nas escolas estaduais e municipais. Através do mutirão da saúde são feitas as análises de diabetes, pressão arterial, IMC (Índice de massa corpórea), orientações nutricionais, orientações posturais, higiene e cuidado com as crianças. Vários cursos são dados a fim de capacitar as pessoas para o exercício de alguma atividade profissional. Orientações para produtores rurais ensinando a agregar valores em seus produtos, além de orientações para indígenas e quilombolas.

O Projeto Claretiano Solidário é mantido pelo Claretiano - Centro Universitário de Batatais e os agentes que gostam de ser chamados de Missionários desenvolvem suas atividades de forma voluntária.

Saiba mais: http://www.claretianosolidario.com.br.

Missão Moçambique - Claretiano Solidário na África

O Projeto Claretiano Solidário em Moçambique iniciou-se em 2008 como suporte para a Missão Claretiana em Moçambique, que, além de cuidar da Evangelização, sentiu a necessidade de cuidar da educação de crianças e jovens, da saúde da família e outros. Nesse sentido, o Claretiano - Rede de Educação, que congrega todas as Instituições de Ensino dos Missionários Claretianos do Brasil, assumiu esse trabalho solidário de educação e saúde através de seus colaboradores (funcionários, professores) e alunos, com suas famílias e pessoas de boa vontade.

A administração do Projeto Claretiano Solidário em Moçambique é feita no Brasil por uma equipe do Claretiano - Rede de Educação e, em Moçambique, pelos Missionários Claretianos, pelas Missionárias Claretianas e colaboradores locais.

Saiba mais: http://www.claretianosnaafrica.com.br