Conhece o Café Filosófico do Claretiano? Pois é, Claretiano – Centro Universitário, por meio do curso de Filosofia, realiza encontros para promover reflexões sobre diversos temas relacionados à filosofia.
A ideia surgiu em reuniões de docentes do curso, com a intenção de favorecer o aprofundamento dos estudos de alunos e a ampliação do leque de formação desses estudantes e com o tempo e o sucesso da atividade, as temáticas foram ampliadas e hoje a atividade é aberta para o público externo.
O coordenador do curso, Prof. Dr. Edson Renato Nardi, deixou uma mensagem sobre a importância dessa atividade, para te inspirar ainda mais a participar.
Segundo William Hale, todos os seres humanos orientam suas vidas em torno de ideias sobre como é a realidade, que acreditam explicar suas experiências, e ideias sobre como a realidade e o ser humano deveriam ser, que usam para guiar seu comportamento. Em relação a essas primeiras, temos o que chamamos na filosofia de metafísica, ao passo que a segunda se insere na teoria ética ou moral.
De modo geral, os seres humanos parecem necessitar de ideias metafísicas e morais porque não nascem com instintos que determinam para eles o que devem pensar e querer, e nascem com a capacidade de decidir por si próprios e de questionar qualquer crença que tenham ou encontrem. É evidente que a maioria das ideias na história que as pessoas usaram para explicar as experiências humanas foram falsas ou infundadas em muitos aspectos, e também é evidente que a maioria das ideias na história ou comportamento humano direto foram prejudiciais a outros seres humanos ou para eles próprios.
Por outro lado, também é evidente que qualquer compreensão adequada que as pessoas tenham de si mesmas, dos outros e de seus ambientes e possibilidades, baseia-se no questionamento e na resposta do tipo de questões gerais que são filosóficas e científicas, e que existem parece não haver maneira de ser humano sem tentar fazer e responder a essas perguntas.
Todas as ideias sobre filosofia ou ciência, incluindo aquelas que ridicularizam ou condenam a filosofia ou a ciência, são elas mesmas ideias filosóficas, e tais como declaram toda filosofia inútil, insignificante ou impossível são pouco melhores do que uma recusa em fazer qualquer raciocínio filosófico ou científico sério. As ideias pelas quais as pessoas vivem e morrem, vão à guerra e matam umas às outras, ou se deixam inspirar pela realização de grandes artes ou ciências, são todas ideias filosóficas.
Vai ficar de fora?
Fique de olho em nossas redes sociais para conhecer os temas e formas de acesso.
Participei do Café Filosófico do Claretiano.
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.
Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.