Hoje é Dia do Rock!

No Brasil, o dia 13 de julho é conhecido com o Dia Mundial do Rock. A data foi marcada por um grande espetáculo de rock, o Live Aid, que reuniu várias bandas renomadas do estilo, como Queen, Mick Jagger, Paul McCartney, Elton John, David Bowie, U2 e muito mais, em 13 de julho de 1985. O evento acontece em Londres, na Inglaterra e na Filadélfia, nos Estados Unidos, e reuniu milhares de pessoas.

No evento, Phill Collins, antigo integrante da banda Genesis, que se apresentou no evento, considerou um grande momento para o estilo musical e chamou àquele, de O Dia Mundial do Rock. A partir deste período, algumas localidades começaram a celebrar o dia como tal. 

No Brasil, a partir de 1990 a data começou a ser disseminada. Algumas rádios de rock brasileiras falavam sobre o evento realizado em 85 e sobre a data que celebraria a música. Em outros países a data não se tornou tão popular, tendo outros dias para celebrar o rock.   

Brasil e o rock

No Brasil, o rock começou a crescer na década de 50, com nomes até hoje citados, como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Tim Maia, Cauby Peixoto, Jorge Ben, Celly Campello. Durante os anos, muitos estilos aconteceram, nasceram e cresceram, como a bossa nova e a MPB, mas o rock nunca deixou de estar ali, apresentando novas bandas e música de qualidade.

Muitos nomes se destacaram, como Os Mutantes, Rita Lee, em carreira solo, Raul Seixas, Secos & Molhados, Titãs, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana, entre muitas outras. Na década de 90, com a MTV Brasil, a popularização aumentou ainda mais, pois inúmeras bandas independentes tiveram a chance de se destacar na indústria musical. 

Muitos estilos foram tomando conta dos gostos brasileiros, mas o rock nunca deixou de ser um queridinho. 

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015