Dicas para trabalho em grupo

Na maioria das atividades acadêmicas, seja no Ensino Médio ou Superior, nos deparamos com situações que nos obrigam a trabalhar em equipe e isso também vai acontecer quando sairmos da faculdade para o mercado de trabalho.

Nem sempre realizar atividades com outras pessoas é algo prazeroso, vezes porque os outros integrantes da equipe não são participativos, vezes porque demanda tempo, paciência e muita desenvoltura, por isso, separamos algumas dicas para que isso não seja mais tão difícil para você!

Aprenda a ouvir mais

Muitas pessoas que não gostam desse tipo de atividade acabam por falar mais que ouvir e isso acaba deixando a situação ainda mais desagradável. Aprenda a ouvir mais, mesmo que as ideias de intenções das outras pessoas não sejam o melhor para o trabalho desenvolvido, tudo o que administramos nas relações interpessoais acabam nos servindo para alguma coisa algum dia, sem contar que, ouvir as pessoas desenvolve nossa empatia e nos faz aprender a respeitar as outras pessoas.

Explore sua retórica

Retórica, de acordo com o Dicionário Online de Português, significa: Arte de bem falar; argumentação ou comunicação clara; eloquência. Saber se expressar, argumentar e discursar é indispensável para qualquer profissional, pois ajuda a defender suas ideias e a desenvolver seus objetivos. Ao trabalhar em grupo, explore ao máximo a retórica. Argumente, explique e mostre o porquê de escolher determinada opção.

Respeite e seja respeitado

Nem sempre entendemos as explicações e ideias de outras pessoas, mas independentemente de compreensão e concordância, é preciso que respeitemos as opiniões e busquemos formas de que todos participem. Educação envolve discussão e, entre seus muitos objetivos, desenvolve o senso crítico. Respeite e será respeitado.

Tenha paciência

Os mais organizados e ansiosos sofrem com trabalhos em equipe, justamente por terem que esperar o tempo de outras pessoas. Mas pense, como isso nos ensina a ter mais paciência, não apenas para atividades acadêmicas, mas para tudo o que envolve outras pessoas. É necessário que desenvolvamos serenidade para cuidar de todas as relações de forma saudável.

É importante entender que nem sempre realizaremos as coisas como desejamos, mas isso não impede que sejamos felizes ao fazê-las e aprendamos, cada dia mais, a lidar com outras pessoas, seja na escola, faculdade ou trabalho. Boa sorte!