O Dia do Índio e o Projeto Claretiano Solidário

Hoje é Dia do Índio

Esta data possui grande importância para a cultura do nosso país, pois busca fortalecer e consolidar a imagem do indígena e seu valor para a história. A data foi escolhida para homenagear o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, em Pátzcuaro (México), que ocorreu em 19 de abril de 1940, reunindo indígenas de diversas localidades em prol de seus direitos. Foi instaurada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943.

Com a finalidade de valorizar esses povos, escolas, institutos e instituições de ensino, promovem atividades e eventos que celebram e ensinam sobre a sabedoria e cultura tão ricas dessas pessoas.

O Claretiano, desde 2004, também trabalha para que esta nação cresça constantemente, sendo enaltecida e respeitada, tendo as mesmas oportunidades que qualquer outra pessoa pelo país, através do Projeto Claretiano Solidário.

O Projeto teve início no estado do Mato Grosso, com intuito de apoiar os Missionários Claretianos que desenvolviam atividades missionárias no local. Amparados na educação e sua forma de construir um mundo melhor, o Claretiano Solidário volta suas ações para áreas de Pastoral, Saúde, Administração e Estética, tendo participação permanente de missionários claretianos, coordenadores, professores, colaboradores e, principalmente, alunos do Claretiano - Rede de Educação, que atendem as localidades de Mato Grosso, Rondônia e Roraima.

Anualmente, a equipe se dirige aos estados supracitados para desenvolver diversos tipos de atividades, tais como: capacitação de professores e agentes educacionais e de saúde e orientações para alunos, nas escolas estaduais e municipais. Através de um "mutirão da saúde", são feitas análises de diabetes, pressão arterial, índice de massa corporal (IMC), orientações nutricionais, orientações posturais, de higiene e cuidado com as crianças. Além disso, são realizados cursos de capacitação de pessoas para exercício profissional, por exemplo, orientação para produtor rural sobre o agregar valor aos produtos desenvolvidos e instruções para indígenas e quilombolas.

O Projeto Claretiano Solidário é mantido pelo Claretiano - Centro Universitário de Batatais e os agentes, chamados Missionários, desenvolvem suas atividades de forma voluntária.

Trabalhar por nossos povos, etnias e vidas é uma obrigação social, política, econômica de todos, não apenas com incentivos financeiros, educativos ou de caráter colaborativo, mas principalmente, com respeito às diferenças, às histórias e às culturas, que fazem parte da memória de todo o nosso país.

Feliz Dia do Índio!