Dia do Folclore

No dia 22 de Agosto, celebramos o Dia do Folclore Brasileiro. Com a finalidade de valorizar as manifestações folclóricas, o Congresso Nacional determinou sua celebração, por meio do decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965.

O folclore são costumes, crenças, mitos, músicas, danças e sabedoria popular de uma determinada cultura e região. No Brasil, temos um folclore muito rico, pois somos uma cultura miscigenada, com aspectos culturais africanos, europeus e indígenas. 

São inúmeras manifestações, como a cantiga de roda, também chamada de ciranda, aquela mesma, que dançávamos quando pequenos; ou o frevo, dança típica nordestina, muito usada no carnaval de rua; e mesmo a quadrilha, representada nas festas juninas. 

Os personagens, com seus significados e sabedoria, como o Saci Pererê, a figura mais famosa, que faz travessuras, mas é o mestre das plantas, conhecendo os fins medicinais de cada uma; ou a Caipora do Mato, considerada protetora dos animais e das florestas. 

Aprendemos na escola sobre os protagonistas deste dia, seus contos, suas lendas e todos os aspectos de seu valor. Aprendemos que é muito importante, não apenas conhecer e passar para o próximo, o conhecimento sobre este evento, mas, principalmente, aprendemos a valorizar a cultura somada existente no Brasil.

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015