Você sabe o que é proatividade?

Você é daqueles profissionais que produz todas as suas tarefas com antecedência ou deixa para fazer de última hora? Sabia que procurar oportunidades para desviar de possíveis problemas dentro da empresa é de extrema importância para sua carreira? Esse tipo de prática se chama proatividade e tem despertado cada vez mais o interesse de recrutadores.

Mas afinal, o que é proatividade?

Essa palavra não faz muita parte do vocabulário das pessoas, mas é essa habilidade que destaca e diferencia profissionais dentro de uma empresa. Ser proativo é pensar em soluções antes dos problemas aparecerem. Ou seja, é basicamente agir antecipadamente, prever.

Uma das características de uma pessoa proativa é o planejamento, é preciso estar sempre a frente do que pode acontecer. Pensar no futuro e no desenvolvimento das próximas tarefas é primordial para se tornar um profissional envolvido com seus compromissos.

Como ser proativo?

Pessoas proativas buscam o tempo todo, de forma natural, novas ideias, criações e informações que tragam bons resultados para dentro da empresa e na vida profissional. Proatividade anda junto com produtividade e é por isso que essa é uma habilidade tão importante para o mundo corporativo.

Para ter sucesso é necessário primeiramente criar uma planilha com sua rotina diária e dentro dela determinar as coisas mais importantes. Dessa forma, você elabora uma lista de prioridades e consegue executar todas as tarefas com mais eficiência do que se simplesmente não tivesse um controle de todas elas.

Tente antecipar todas as tarefas do dia a dia e de menor importância, com essa prática você as elimina do seu roteiro e abre espaço para caso surja compromissos mais urgentes e de última hora.

Um profissional proativo tenta evitar o surgimento de problemas para que eles não sejam uma pedra no caminho que atrapalha a produtividade individual e coletiva também.

De acordo com a psicóloga, Patrícia Mengardo, a proatividade mostra a sua capacidade e vontade de contribuir com a empresa. "É um exercício diário, uma habilidade que, além de modificar o modo como o profissional é visto no ambiente de trabalho, ainda pode trazer resultados positivos e benefícios para a vida pessoal".

Agora que você já sabe como melhorar seu desempenho profissional, não hesite em buscar novas responsabilidades na sua área e tomar iniciativas que possam agregar grandes frutos na empresa que você trabalha.

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015