Carreira: Jornalismo

Durante todo o ensino médio, estudantes são orientados sobre o futuro universitário e com essas orientações estão as diversas opções de áreas e cursos que podem ser feitos.

O Jornalismo é uma dessas profissões, inclusive, uma das mais antigas do mundo. Nos diversos períodos da história, pessoas precisam informar e se comunicar, e buscavam ferramentas para isso, como folhetos, periódicos e afins, e já vemos a importância da regulamentação do profissional que trabalha com essa atividade, que precisa estar informado e ter conhecimento de muitas coisas para poder desenvolver sua função.

O jornalista é um profissional curioso, que tem interesse por diversos assuntos e precisa sempre estar conectado com boas fontes de informação, para que seja sempre ético e responsável com o que comunica. Apesar da formação básica do jornalista, que cursa 4 anos de graduação para se formar, existem diversas ramificações da profissão. Algumas são:

Jornalismo investigativo: uma carreira instigante, porém com adversidades. O jornalista investigativo precisa estar a par de crimes, corrupção e política, além de precisar ser muito cauteloso.

Fotojornalismo: quem segue essa carreira também precisa conhecer muito sobre o mundo e sua realidade, pois precisa passar em imagens todas as informações necessárias para representar um fato, uma história ou uma notícia. Sem contar a importância de se conhecer as técnicas fotográficas, como iluminação, funcionamento da câmera e muito mais.

Jornalismo esportivo: quem gosta de esporte pode unir o útil ao agradável ao trabalhar com jornalismo esportivo. Esse profissional se envolve com os esportes, realiza coberturas, narra, comenta e precisa saber sobre todo o universo do seu objeto de trabalho.

Jornalismo econômico: além dos economistas, que têm papel fundamental para o conhecimento e desenvolvimento financeiro em geral, o jornalista econômico fala sobre o tema e também precisa gostar e estar conectado com assuntos como bolsa de valores, mercado internacional e muito mais.

Jornalismo político: assim como no jornalismo investigativo, o jornalismo político exige cautela e muito conhecimento e gosto por disciplinas como história geral, filosofia, sociologia e áreas essenciais para o desenvolvimento humano. Esse jornalista sabe tudo sobre eleições, candidatos, eleitores, leis, ministérios, entre outros.

Jornalismo cultural: jornalista esportivo precisa gostar de esporte e jornalista cultural precisa gostar de arte! Música, cinema, literatura, moda e quaisquer outros tipos de manifestações artísticas são seus objetos de estudo, assim como tudo o que os envolve, desde a história, aspectos culturais, relações públicas e políticas, etc.

O Jornalismo é uma profissão extensa e cheia de opções de trabalho. Ela precisa, principalmente, de profissionais engajados e capacitados e para isso, é preciso ter um curso de graduação sólido, para que as especializações sejam feitas com primor e qualidade.

Caso ainda não conheça o curso de Jornalismo do Claretiano - Centro Universitário, clique aqui e saiba mais. Os vestibulares ainda estão em andamento, tanto na modalidade on-line, quanto presencial. Comece construir o seu futuro agora!

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015