Você já sabe com o que vai trabalhar no futuro?

O Dia do Trabalho foi instaurado em 1886, quando norte-americanos reivindicam direitos e melhorias trabalhistas, em Chicago. Outros países aderiram à data e no Brasil ela só foi criada em 1925.

Essa data objetiva descanso e reflexão sobre a importância da luta trabalhista, mas para quem ainda não ingressou no mercado de trabalho e tanto almeja essa independência, é preciso observação e compreensão de todos os fatores envolvidos com a escolha de uma profissão.

Na escola, desde cedo aprendemos a nos relacionar, a trabalhar em equipe e a fazer escolhas. Depois do ensino médio, essas escolhas começam a se tornar mais individuais, tendo menos influência dos pais, e com essa liberdade é preciso ter responsabilidade e ponderação para fazer as melhores escolhas.

Escolher uma instituição de ensino para começar a trilhar o caminho profissional não é uma tarefa fácil e precisa de pesquisa, tempo e análise de habilidades, gostos e vontades, para que possamos ser profissionais felizes e completos no futuro.

Mas como escolher uma profissão?

A seguir, separamos algumas dicas para que você pense bem e faça a melhor escolha para o seu futuro:

• Explore suas habilidades

Nem sempre sabemos do que somos capazes. Gostamos de diversas coisas, experimentamos muito, por isso, ao escolher uma graduação é importante que esses momentos estejam presentes na memória. Como diz a frase de Confúcio, pensador e filósofo chinês, "Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida".

• Entenda o dia a dia da profissão

Além de se fazer o que gosta, é importante compreender o cotidiano de trabalho desse profissional. Quantas horas por dia você pretende trabalhar? Gosta de passar muito tempo fora de casa? Consegue se organizar tendo pouco tempo? Essas são perguntas que precisam ser feitas para que a escolha da profissão não seja baseada apenas no agora, mas no futuro que deseja ter com esse trabalho.

• Profissional x pessoal

Mesmo que queiramos separar a vida pessoal da profissional, muitos aspectos acabaram se encontrando ou se chocando. Por exemplo, se você é uma pessoa familiar, que valoriza o tempo em casa, quer ter filhos e curtir bastante esse momento, precisa saber que uma profissão que exige muito do seu tempo pode te impedir de aproveitar a maioria dessas atividades em casa. Suas escolhas de agora serão refletidas no futuro. Além de entender sobre a profissão, buscar uma boa instituição de ensino também é essencial.

Existem inúmeras faculdades, com várias modalidades, em diversos locais do Brasil e do Mundo.

O Claretiano, por exemplo, é pioneiro em educação a distância e está presente em todos os estados brasileiros e em alguns polos internacionais. São centenas de cursos de graduação e pós-graduação, nas áreas da Saúde, Engenharias, Educação, Gestão e muito mais. Conheça mais clicando aqui.

Escolher uma profissão é escolher um futuro, de garra e de dedicação a constante evolução de áreas e direitos. Feliz Dia do Trabalho e boa sorte com a próxima fase da sua vida!