Dia do Hino Nacional Brasileiro

Você sabia que o hino nacional brasileiro tem um dia só para ele?

Pois é. No final do Primeiro Reinado, em 7 de abril de 1831, D. Pedro I foi embora para Portugal, abdicando de seu cargo e, em 13 de abril, nosso hino foi tocado pela primeira vez. Antes chamado de marcha triunfal e hoje, o hino nacional.

A música, ainda sem letra, foi composta pelo maestro Francisco Manuel da Silva, em 1822 e se transformou em manifestação contra a dominação portuguesa, em meio a comemorações pela partida do imperador. 

Existem histórias que contam que ter acontecido um concurso para que um hino fosse escrito, após a Proclamação da República, mas o povo queria o grito anteriormente criado por Francisco. 

Por alguns anos, várias tentativas de criar uma letra foram feitas, mas eram ofensivas demais para se tornar hino. Apenas em 1909, o poeta Joaquim Osório Duque Estrada, compôs os belos versos que conhecemos hoje. 

Além da letra e música, a orquestração do hino é de A. Assis Republicano, a instrumentação, do tenente Antônio Pinto Júnior e a adaptação vocal foi feita por Alberto Nepomuceno.

O hino nacional é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, ao lado da bandeira nacional, armas nacionais e o selo nacional. É executado em continência à bandeira e ao presidente da república, ao congresso e ao supremo tribunal federal, salvo outros eventos e sessões.

Confira o infográfico de curiosidades sobre o hino aqui!

Fontes: Brasil Escola e Educa.

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015