Educação Física Especial - Acessibilidade e Respeito

Hoje, 21 de setembro, é Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Também, nesta semana, em várias localidades brasileiras, é comemorada a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

A data foi criada para conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e desenvolvimento de acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência, que lutam, diariamente, com preconceito e falta de acesso.

A data foi oficializada em 2005, pelo decreto de lei nº 11.133 e teve iniciativa do MDPD - Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes, que está engajado nas transformações desses grupos de pessoas, desde 1979.

Muitas pessoas e profissionais se envolvem com ações relacionadas à grupos especiais, como deficientes físicos, auditivos, intelectuais, entre outros, para desenvolver atividades que promovam a qualidade de vida dessas pessoas e o profissional de Educação Física é um deles. 

Este profissional é capacitado para pesquisar e desenvolver atividades específicas e individuais, de acordo com a necessidade de seu aluno. Para os grupos especiais, como os de deficientes, o profissional possui a habilidade de estimular independência e autonomia; melhorar a socialização e autoestima; melhorar funções, como aparelho circulatório, respiratório, digestivo; desenvolver força e resistência muscular; além da promoção da saúde. São várias atividades e áreas que podem ser exploradas, se adaptando ao estilo de vida da pessoa e do profissional.

Hoje, desejamos força e dedicação aos que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência, além de colaborarem para que suas vidas tenham mais qualidade e acessibilidade. Também, desejamos que os profissionais envolvidos com esta categoria estejam sempre atentos e atualizados, para que a promoção da saúde e bem-estar seja constante. A luta também é nossa!

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015