Você já pensou em ser voluntário?

De acordo com a Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, "considera-se serviço voluntário, para os fins desta Lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa"

Esse tipo de trabalho não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim. Um voluntário oferece seus serviços e se disponibiliza em ajudar pessoas e instituições para disseminar o bem aos outros e a si mesmo.

Existem muitos tipos de trabalhos neste perfil, dentro e fora do país, o que é uma grande oportunidade de conhecer novas culturas e lugares, colaborando para um bem maior. 

Ser voluntário, às vezes, exige tão pouco de nós, por exemplo, se eu tenho habilidades com computadores, posso promover oficinas e colaborar com pessoas que não conhecem sistemas, facilitando a vida de muitos.  

Patrícia Naitzki é coordenadora de um dos projetos sociais do Claretiano, o Centro Social e Esportivo Claretiano - Terra Nova e sempre apresenta bons resultados do trabalho voluntário. No projeto, são oferecidas oficinas esportivas, artísticas e culturais, que promovem maior conhecimento sobre vários aspectos da vida, além dos estudados em sala de aula regular. De acordo com ela, o trabalho dos voluntários com os assistidos pelo projeto, mostram às crianças o valor do voluntariado, igualdade e humildade. 

O Projeto Terra Nova funciona na cidade de Rio Claro/SP e, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Claro, atende crianças de 06 a 15 anos, nos períodos da manhã e tarde, em horários paralelos às escolas regulares.

Busque informações na sua cidade sobre entidades que precisam de voluntários ou outros tipos de colaboração. Atividades como essa enriquecem o ser humano. Seja voluntário!

 

« Voltar ao Mais Claretiano

Comente essa postagem

Obs: Seu comentário será exibido quando for aprovado.

Comentarios (0):

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro a comentar.

« Voltar ao Mais Claretiano

sobre o blog

Blog oficial das campanhas de graduação e pós-graduação do Claretiano contendo as melhores dicas e notícias para você se dar bem em sua trajetória profissional.

categorias

Janeiro - 2015